A minha resposta não é baseada em nenhuma pesquisa, é apenas minha percepção do mercado de Java. Lembrando que, na minha opinião, as ferramentas e frameworks não fazem o programador, mas podem ajudar bastante no trabalho! Você pode ler mais sobre isso aqui e aqui.

Eclipse
IDE velha de guerra, acompanhou e ainda acompanha vários programadores do mundo Java. Confesso que a ferramenta tem sua carga de problemas, principalmente com relação à plugins de terceiros. Talvez por isso esteja perdendo tanto o apoio dos programadores.

Intellij IDEA
IDE extremamente competente, com muitos recursos que favorecem a produtividade. Recomendo que, se possível, você dê uma olhada nessa ferramenta. Pena que pode sair um pouco caro utilizá-la, mas aí é uma questão que você deve avaliar.

Maven ou Gradle
O surgimento de ferramentas como o Maven foi muito importante para tentar trazer um mínimo de padrão de gerenciamento de um projeto Java. Sem isso, era muito difícil criar um padrão entre os programadores e cada projeto precisava do seu próprio “manual de configuração”.

Jenkins
Ferramenta de integração contínua muito utilizada no mundo Java. Há outras ferramentas que merecem as nossa atenção, o importante é você ter uma pipeline interessante para seu projeto.

Github ou Gitlab
Ferramentas de controle de versão do código fonte são essenciais em qualquer projeto de software. Hosts Git como o Github e o Gitlab agregam muito aos programadores na tarefa de versionar código e até mesmo no controle de ciclo de vida.

Spring Framework ou CDI
Praticamente todo projeto hoje em dia se beneficia de mecanismos de injeção de dependência. As dua opções mais usadas são o Spring Framework ou a especificação CDI do Java EE.

Spring Boot
Muito interessante para criar serviços pequenos e individuais. Não conheço nada do tipo na especificação Java EE. Acho que o Spring Boot seja uma tendência muito forte no mercado, pois é muito flexível e simplifica o ambiente de desenvolvimento.

Spring Data
Ótima ferramenta que simplifica muito a criação de DAO. Recomendo muito que você estude e realmente aprenda a utilizar a ferramenta pois abstrai bastante o acesso ao banco de dados, dando mais produtividade.

Spring MVC ou JAX-RS
Web services REST estão crescendo exponencialmente. O Spring MVC é um framework que atende bem mais do que web services, mas que está sendo muito utilizado para criação destes, principalmente pela adoção do ambiente Spring Boot. A especificação JAX-RS do Java EE também é uma ferramenta bem simples para criação dos web services.

JPA / Hibernate
Hibernate é um velho framework Java muito conhecido e utilizado até hoje, implementando a ideia de ORM (Object/Relational Mapping).

Angular ou ReactJS
Apesar de não ser do mundo Java, frameworks de frontend baseados em JavaScript (ou derivados) vem se tornando o centro das atenções. Acho que não é à toa, pois uma arquitetura dessas pode economizar muito a utilização de recursos em servidores e redes de comunicação de uma empresa.

No ClickA entendemos que as ferramenta podem auxiliar o programador, e que cada um possui a sua favorita, por isso temos o filtro de competências em que o candidato pode procurar vagas a partir de ferramentas que já domina!

Por Ricardo Campos, desenvolvedor Java na Mirante Tecnologia