Por Thiago Dias

Atualmente, diversas empresas estão buscando mais agilidade e eficiência em seus processos internos. Cada vez mais precisamos realizar nossas tarefas mais rápido, com mais qualidade e utilizando menos recursos.

Diante desse desafio, a área de Staffing de TI da Mirante Tecnologia decidiu adotar as Squads e metodologias ágeis no processo de recrutamento e seleção dos talentos.

Mas porque squads?

A adoção de processos ágeis aumenta consideravelmente a produtividade. Além disso, não há dúvidas de que processos ágeis reduzem a burocracia, ao mesmo tempo em que priorizam a comunicação face-a-face. Desse modo, foi feita uma adaptação para a realidade de Talent Acquisition da Mirante Tecnologia.

A ideia é que cada squad tenha seu próprio objetivo definido, no qual eles trabalham de forma autônoma. Cada esquadrão tem um T.A Master – um líder do esquadrão – que mantem uma comunicação direta com o Business Owner  – uma adaptação do Product Owner -, onde eles priorizam o trabalho a ser feito. Os membros do esquadrão também têm acesso ao B.O para mantê-los atualizados e bem informados.

Como resultado, o time de Talent Acqusitions consegue estar mais organizado e com foco mais definido, podendo trabalhar de maneira mais eficiente no recrutamento de talentos.